IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

IR 2022: Site para baixar programa fica instável; faça o download aqui

Tela mostra que não foi possível fazer o download do programa de declaração do IR 2022 - Reprodução
Tela mostra que não foi possível fazer o download do programa de declaração do IR 2022 Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, de São Paulo

07/03/2022 09h02Atualizada em 07/03/2022 12h19

O site da Receita Federal para baixar o programa de programa de declaração do Imposto de Renda 2022 está instável. É possível chegar à primeira tela, mas quando o usuário escolhe o sistema operacional e pede o download, aparece mensagem de que não foi possível acessar o site, segundo testado pelo UOL entre 8h30 e 8h55 desta segunda-feira (7). Também pode aparecer mensagem de que o download vai demorar várias horas.

Para fazer a declaração no computador, é preciso baixar o programa conforme o sistema operacional da máquina (Windows, Mac etc.). O UOL conseguiu baixar o programa e o colocou em seus servidores. Faça o download abaixo, conforme seu sistema operacional.

Escolha o sistema operacional e baixe o programa de declaração do IR 2022:

Windows

Mac

Linux

Multiplaforma

Em nota, a Receita disse que há muitos acessos e recomenda tentar fazer o download depois.

"Em razão do alto número de acessos nos primeiros momentos desta manhã, o download do programa está apresentando instabilidade. Essa situação já está sendo tratada e recomenda-se que aguardem e tentem novamente mais tarde", diz a nota.

Também é possível fazer a declaração em celulares e tablets por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda". Baixe a versão de acordo com o sistema operacional do seu aparelho (Android ou iOS).

A declaração pré-preenchida pode ser feita a partir de 15 de março. Esse tipo de declaração já traz diversas informações para agilizar o preenchimento do documento.

Para ter acesso à versão pré-preenchida, o contribuinte precisa ter senha de acesso aos sites do governo (gov.br) em nível "prata" ou "ouro", ou possuir certificado digital.

Precisa declarar o IR, entre outras situações, quem ganhou mais de R$ 28.559,70. Leia aqui as regras completas para saber se você é obrigado a declarar.

  • Veja as principais notícias do dia no UOL News:

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.