IR 2022: Sindifisco diz que alertou sobre falhas no programa de declaração
O Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita) disse em nota que alertou o Ministério da Economia sobre possíveis falhas no programa de declaração do Imposto de Renda 2022 por causa de cortes no orçamento da Receita Federal. O órgão disse que não iria comentar.
O programa foi liberado nesta segunda-feira (7), mas apresentou problemas, como lentidão, indisponibilidade e erro na declaração online (mostrava o ano de 2023 em vez de 2022).
Anderson Akahoshi Novaes, presidente do Conselho de Delegados Sindicais do Sindifisco Nacional disse que problemas já eram previstos.
"O comprometimento da entrega do IRPF já era esperado e estava sendo alertado pelos auditores fiscais desde dezembro, quando da aprovação da LOA [Lei Orçamentária Anual], que cortou pela metade o orçamento do órgão", diz a nota do sindicato.
Segundo ele, metade dos cortes no orçamento foram especificamente na área de TI da Receita Federal. "Estamos alertando o Ministério da Economia desde dezembro. Agora temos a concretude disso. Parece que Paulo Guedes crê que a arrecadação no nosso país é espontânea. Ou talvez o objetivo seja mesmo desestruturar a máquina arrecadadora em pleno ano eleitoral", afirma a nota.
A Receita Federal informou que não iria comentar. O UOL também pediu um posicionamento do Ministério da Economia sobre as críticas do Sindifisco ao orçamento do órgão para 2022 e ao ministro Paulo Guedes. O ministério não se pronunciou.
Em conversas informais com jornalistas, no entanto, integrantes da equipe econômica têm alertado, desde a sanção do Orçamento, no fim de janeiro, para o elevado corte de recursos para o Ministério da Economia —o que atinge a Receita Federal. Nestas conversas, a questão dos cortes de recursos para tecnologia da informação da Receita é sempre citada como exemplo negativo pelos membros do ministério.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.