IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Imposto de Renda 2022: Faça o download do programa de declararação

Veja como baixar o programa para declarar o Imposto de Renda 2022 - Rogério Doki
Veja como baixar o programa para declarar o Imposto de Renda 2022 Imagem: Rogério Doki

Colaboração para o UOL, de São Paulo

08/03/2022 12h40Atualizada em 10/05/2022 15h25

O programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 pode ser baixado no site da Receita.

Todo ano é liberado um programa novo. Para fazer a declaração no computador, é preciso baixar o programa conforme o sistema operacional da máquina (Windows, Mac etc.).

No site da Receita, veja o quadro "Programa IRPF 2022" no canto direito da tela. Clique no retângulo verde "baixar programa" se o seu computador tiver o sistema operacional Windows.

Se o seu computador for Mac, usar o sistema Linux ou um outro sistema (Multiplataforma), clique no respectivo símbolo, disponível na parte debaixo do quadro.

IR22 - download - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Também é possível fazer a declaração em celulares e tablets por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda". Baixe a versão de acordo com o sistema operacional do seu aparelho (Android ou iOS).

A declaração pré-preenchida pode ser feita a partir de 15 de março. Esse tipo de declaração já traz diversas informações para agilizar o preenchimento do documento.

Para ter acesso à versão pré-preenchida, o contribuinte precisa ter senha de acesso aos sites do governo (gov.br) em nível "prata" ou "ouro", ou possuir certificado digital.

Precisa declarar o IR, entre outras situações, quem ganhou mais de R$ 28.559,70. Leia aqui as regras completas para saber se você é obrigado a declarar.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.