IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Imposto de Renda 2022: Mandou declaração? Saiba ver se caiu na malha fina

Colaboração para o UOL, de São Paulo

22/05/2022 04h00

O seu compromisso com a Receita Federal não acaba no momento da entrega da declaração do Imposto de Renda. É importante acompanhar o processamento da declaração até o crédito da restituição ou mesmo depois de quitar o Darf, caso você tenha imposto a pagar.

Durante esse período, a Receita pode descobrir erros ou inconsistências nas informações prestadas que irão travar o pagamento da sua restituição ou que podem obrigar você a pagar ainda mais imposto, com multa.

Se você não resolver os problemas apontados, sua declaração irá para a malha fina. Nesse caso, só depois de corrigidos os erros que você receberá a restituição, em um dos chamados lotes residuais, que são pagos pela Receita no fim do ano ou início do ano seguinte.

Na grande maioria das vezes, os erros apontados são simples de resolver. Basta enviar uma declaração retificadora.

Como acompanhar o processamento da declaração

Acompanhar o andamento da declaração é simples. Basta acessar o site da Receita Federal por meio do e-CAC e informar seu CPF, código de acesso e senha. Também é possível acessar o sistema com uma senha "gov.br", que permite entrar nos sites do governo federal.

Caso não tenha o código de acesso ou a senha "gov.br, siga as orientações para gerar o código ou a senha no próprio site.

Depois de entrar na página principal do e-CAC, clique no item "Meu Imposto de Renda", no menu do lado esquerdo da tela. Será aberta uma nova janela do seu navegador de internet.

Meu IR restituição 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Localize o menu "Processamento" e, em seguida, clique em "Extrato do Processamento", localizado logo abaixo, dentro deste menu.

Clique no ano da declaração que deseja a informação. No caso da última declaração, escolha "2022".

Meu IR restituição 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O sistema mostrará se sua declaração está "em processamento", "na fila de restituição", "processada" ou "com pendências".

As duas primeiras situações são as mais comuns. Se sua declaração ainda está "em processamento", você deve repetir a consulta dentro de algumas semanas para verificar se não irão aparecer pendências.

Se a declaração já está "na fila de restituição", ótima notícia. Porém, não há como saber se sua restituição sairá já no próximo lote ou nos seguintes. É preciso fazer uma consulta ao site da Receita alguns dias antes do pagamento de cada lote. Veja aqui o calendário de restituição.

Se você teve imposto a pagar e está tudo certo com a declaração, o sistema mostrará a mensagem que ela foi "processada".

Porém, se o sistema apontar que sua declaração está "com pendências", trate de verificar no próprio sistema da Receita quais são essas pendências e corrigi-las o quanto antes para não atrasar ainda mais sua restituição e, principalmente, não cair na malha fina.

Se você não fizer nada e esperar a Receita te chamar, uma declaração retida em malha fina poderá gerar uma multa que irá encolher sua restituição ou até forçar a você a pagar imposto.