IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2023: Receita recebe mais de 41 milhões de declarações, novo recorde

Do UOL, em São Paulo

01/06/2023 08h05

O número de declarações do Imposto de Renda entregues ao governo superou a expectativa da Receita Federal e atingiu um novo recorde. Foram enviadas até o prazo final um total de 41,15 milhões.

O que aconteceu

A expectativa do governo era de receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações.

O número superou o recorde registrado em 2022, quando a Receita recebeu 36,3 milhões de declarações. O total de 41,15 milhões representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

Do total de declarações entregues, 24% utilizaram a funcionalidade pré-preenchida.

Os dados da Receita mostram que 60% dos contribuintes que enviaram a declaração receberão restituição. Outros 19,8% têm imposto a pagar.

O governo avaliou que os avanços proporcionados pela pré-preenchida e que o aumento do número de declarações retificadores contribuíram para o resultado. "No ano passado, no fim do prazo, foram registradas 2.370.762 declarações retificadoras. Este ano, já são 3.156.003, demonstrando que os contribuintes estão buscando informações para que possam regularizar suas declarações", afirmou, em nota, a Receita.

Perdeu o prazo? Saiba o que fazer

Quem deixou de entregar a declaração dentro do prazo, poderá fazer isso a partir das 8h desta quinta-feira (1). O contribuinte pode fazer a entrega atrasada da mesma maneira: com o programa para computadores do Imposto de Renda 2023, pelos apps para celulares e tablets 'Meu Imposto de Renda' e pelo site da Receita Federal.

Se você ainda não baixou o programa do Imposto de Renda 2023, veja aqui como fazer isso.

Para entregar a declaração após o prazo, é preciso pagar a multa e os juros pelo atraso. O próprio programa gera um Darf ao tentar transmitir a declaração em atraso.

Também é possível emitir o Darf pelo portal e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias.

A multa por atraso na entrega é de no mínimo R$ 165,74. Isso vale para quem não tem imposto a pagar.

Para quem tem imposto a pagar, pode ficar bem mais caro. A multa nesse caso começa em 1% ao mês sobre o imposto devido, e pode chegar até 20% desse valor, mais os juros proporcionais à taxa Selic —hoje em 13,75% ao ano.

Porém, atenção: imposto devido é diferente de imposto a pagar. Por isso, a multa por atraso pode ser bem mais salgada do que parece. Veja nessa reportagem a diferença entre imposto devido e a pagar. Veja aqui como é feito o cálculo da multa.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.