Datas da restituição do Imposto de Renda 2023: veja calendário completo

A Receita Federal disponibilizou hoje (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Neste lote, serão contemplados 5,6 milhões de contribuintes, entre os prioritários e não prioritários. O valor total a ser restituído soma R$ 7,5 bilhões, e o pagamento está programado para ocorrer no dia 31 de julho.

Clique aqui para consultar

Os contribuintes que desejam verificar se estão incluídos neste lote podem acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal) e clicar na opção "Meu Imposto de Renda" para realizar a consulta. Além de verificar a disponibilidade da restituição, é possível fazer uma consulta completa da situação da declaração e verificar se há alguma pendência. Para isso, basta conferir o extrato de processamento, acessado no e-CAC. Veja aqui o passo a passo.

A restituição será realizada diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso o crédito não seja efetuado conforme o esperado, é possível reagendar o recebimento dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, no endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Ao longo deste ano, a Receita Federal recebeu um total de 41,15 milhões de declarações. Dentre os contribuintes que enviaram suas declarações, 60% têm direito a receber restituição.

Os beneficiários incluídos no terceiro lote são compostos por diversas categorias, como:

  • Idosos acima de 80 anos: 16.536

  • Contribuintes entre 60 e 79 anos: 95.047

  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 9.740

  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 30.700

  • Contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber via Pix: 3.879.049

  • Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março: 1.600.964

Vale lembrar que as datas para os próximos lotes de restituição são:

  • 4º lote: 31 de agosto

  • 5º lote: 29 de setembro

Continua após a publicidade

Na ordem de prioridade para as restituições, estão os idosos acima de 80 anos, seguidos pelos idosos com idade igual ou superior a 60 anos e pelos contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Também têm prioridade os contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério e aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix. Os demais contribuintes são considerados não prioritários na fila de restituição.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes