Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

OPINIÃO

Inflação nos EUA e resultados de bancos no Brasil trazem preocupações

Após resultados abaixo do esperado com Bradesco, é hora de ficar de olho em Itaú - Delmaine Donson/iStock
Após resultados abaixo do esperado com Bradesco, é hora de ficar de olho em Itaú Imagem: Delmaine Donson/iStock

Felipe Bevilacqua

10/02/2022 09h46

Esta é a versão online para a edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

As Bolsas de Valores dos Estados Unidos oscilam nesta quinta-feira (10), com investidores à espera do dado de inflação ao consumidor referente a janeiro deste ano. O mercado projeta uma alta de 0,5% do Consumer Price Index (CPI, o principal indicador de inflação dos EUA) no período.

A trajetória da inflação nos primeiros meses deste ano será fundamental para determinar os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que deve iniciar um ciclo de alta dos juros no país na próxima reunião de política monetária, marcada para março. Atualmente, a taxa Federal Funds —semelhante à Selic brasileira— tem como meta o intervalo entre 0% e 0,25% ao ano.

Com a perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos, temos observado um impacto negativo nas Bolsas de Valores do país, mas o mau humor não tem contaminado a Bolsa brasileira, uma vez que o cenário de juros mais altos nos EUA incentiva uma busca por ativos de risco em países emergentes, que oferecem um potencial de retorno mais alto.

E por aqui, o que esperar?

Por aqui, investidores repercutem os resultados frustrantes do Bradesco (BBDC4) referentes ao quarto trimestre de 2021, que derrubaram as ações de empresas do setor financeiro no pregão da véspera, e esperam pela divulgação do balanço do Itaú (ITUB4), após o fechamento do mercado.

Apesar do pessimismo com o setor financeiro, o Ibovespa segue sustentando o patamar de 112 mil pontos, com o bom desempenho das empresas de petróleo e mineração compensando as perdas dos bancos.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes do UOL Economia Investimentos): informações sobre os resultados do Bradesco no quarto trimestre de 2021.

Um abraço,

Felipe Bevilacqua

Analista certificado e sócio-fundador da Levante
CNPI - Analista certificado pela Apimec
Gestor CGA - Gestor de Fundos certificado pela Anbima
Administrador de Recursos e Gestor autorizado pela CVM

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.