IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Spotify se posiciona sobre comentários racistas; ações da empresa caem

O podcaster Joe Rogan, que usou linguagem racista no Spotify - Divulgação / Spotify
O podcaster Joe Rogan, que usou linguagem racista no Spotify Imagem: Divulgação / Spotify

Felipe Bevilácqua

08/02/2022 09h36

A polêmica em torno do Spotify (SPOT) e dos comentários considerados racistas feitos pelo podcaster Joe Rogan ganhou mais um capítulo. Daniel Ek, CEO da companhia, pediu desculpas aos seus funcionários. A situação teve efeitos nas ações da empresa.

Confira a seguir a avaliação de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre esses dados. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Parte dos usuários do Spotify se incomodou com o uso de gírias racistas pelo apresentador em algumas edições de seu podcast. Rogan também enfrenta boicotes por conta da veiculação de desinformação sobre a Covid-19 em seu programa.

Para se ter ideia, "The Joe Rogan Experience" é o podcast número 1 em diversas regiões do planeta, de acordo com o Spotify. Em 2021, o programa de Rogan foi o mais ouvido em mais de 30 mercados no mês, inclusive nos EUA. A audiência do programa tem chamado atenção desde seu início na plataforma, crescendo 75% de setembro de 2020 a dezembro de 2021.

Na carta, compartilhada com o porta-voz do The Wall Street Journal, Ek lamentou a forma como Rogan vem afetando a vida de funcionários da empresa com comentários considerados racistas, e ressaltou que estes não representam os valores da companhia. Contudo, o CEO disse que não acredita que silenciar o podcaster seja a solução e, portanto, não pretende retirar o podcast da plataforma.

Ademais, como forma de tentar amenizar os impactos das declarações, a companhia também informou que irá se comprometer a gastar aproximadamente US$ 100 milhões com músicas e conteúdos ligados a grupos historicamente marginalizados. Desta forma, o embate em relação à cultura da companhia persiste no ambiente corporativo do Spotify, tendo novamente no centro da discussão o comediante Joe Rogan.

Apesar de acreditar que silenciar o comediante não seja a solução, o próprio Joe Rogan optou por remover vários episódios da plataforma. Segundo JRE Missing, site que acompanha o programa, mais de 100 episódios foram apagados da biblioteca do programa.

Além disso, em medida de protesto às declarações de Rogan e à postura do Spotify, Neil Young pediu que sua música fosse removida da plataforma em 25 de janeiro. Joni Mitchell, assim como outros cantores e podcasters, seguiram os passos de Young e se juntaram ao boicote.

Em linha com a repercussão negativa, de acordo com dados levantados por uma empresa de pesquisas chamada Forrester Research, 19% dos assinantes do Spotify decidiram cancelar seus planos por causa das recentes polêmicas. Por fim, como consequência dos últimos acontecimentos, as ações da empresa estão com queda acumulada de 12,61% nos últimos cinco dias.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.