IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Petrobras e Prio não concordam sobre valor de campo e encerram negociação

Reuters/Sergio Moraes/Direitos Reservados
Imagem: Reuters/Sergio Moraes/Direitos Reservados

Rafael Bevilacqua

12/09/2022 09h15

A Prio, ex-PetroRio (PRIO3), e a Petrobras (PETR3/PETR4) anunciaram o encerramento das negociações pelo campo de Albacora (Oeste), sem que as companhias chegassem a um acordo sobre o valor do ativo. Segundo os comunicados, a decisão foi da diretoria executiva da Petrobras, e o campo permanecerá na base de ativos da estatal. Agora, a Petrobras deve seguir com o projeto de recuperação do campo, desenvolvendo a produção do reservatório de Forno, que está localizado no pré-sal. No plano de revitalização, está prevista a contratação de um novo FPSO (unidade flutuante de armazenamento e transferência) que deverá substituir as duas plataformas operantes.

Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Com relação ao campo de Albacora Leste, o ativo já teve as negociações concluídas e se encontra atualmente em fase de transição, devendo compor o portfólio da PetroRio em 2023. Ambas as companhias afirmam que estão comprometidas com o fechamento da transação.

Apesar de o campo de Albacora ser um ativo que aumentaria substancialmente a produção e as reservas da Prio, e as negociações não terminarem com um final favorável.

Segundo a Prio, a companhia ofereceu o valor máximo que poderia gastar para a compra do ativo, e uma oferta mais alta não traria o retorno desejado. Dessa forma, fica evidente que a empresa mantém sua disciplina financeira e a busca de geração de valor acima de uma aquisição a qualquer preço.

Mesmo sem o ativo, a petrolífera já possui diversos projetos para os próximos anos que visam aumentar sua produção e a eficiência de seus campos, incluindo o de Albacora Leste.

As ações da Prio fecharam em alta de 1,81% na sexta-feira (9), cotadas a R$ 28,05.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.