Só para assinantesAssine UOL

Petrobras (PETR4): nome de diretora ganha força para assumir presidência interina, diz jornal; veja quem é

A diretora de assuntos corporativos da Petrobras (PETR4), Clarice Coppetti, está entre os nomes cotados para assumir a presidência da estatal de forma interina, segundo apuração do jornal Valor Econômico.

Segundo fontes informaram ao jornal, caso a decisão seja confirmada, a executiva da Petrobras deve permanecer no principal posto de comando da companhia até que o rito da indicação de Magda Chambriard para ocupar a cadeira como titular seja concluído.

Clarice Copetti é formada em ciências contábeis e economia. Antes de assumir o cargo na diretoria da Petrobras, ela foi vice-presidente de tecnologia da informação da Caixa e diretora de relações institucionais da Norte Energia (usina Belo Monte).

Com saída antecipada de Jean Paul Prates, Chambriard deverá cumprir procedimentos internos de governança corporativa e ocupar uma das cadeiras do conselho de administração para ser nomeada a nova CEO da Petrobras, informou o Valor.

Ainda segundo apuração do jornal, o conselho de administração da Petrobras foi convocado para uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (15) para tratar da saída antecipada do presidente da estatal, Jean Paul Prates, do cargo.

Segundo a publicação, na linguagem corporativa, o encerramento antecipado do mandato se daria de forma "negociada", ou seja, Prates foi demitido pelo presidente Lula, que comanda a estatal pelo fato dela ser uma empresa de economia mista, com maioria das ações com direito a voto na mão do Estado brasileiro.

De acordo com o Valor, uma vez aprovado o fim do mandato como CEO, Jean Paul Prates deverá apresentar, na sequência, a renúncia como conselheiro de administração da Petrobras.

A saída de Prates do comando da Petrobras deverá resultar, também, na necessidade de convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em data a ser marcada, para eleger novamente boa parte do colegiado da empresa, informou o jornal.

Prates foi comunicado sobre sua saída da Petrobras num reunião no final da tarde de terça-feira (14) no Palácio do Planalto com Lula e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (da Casa Civil). O encontro durou meia hora.

Continua após a publicidade

A Petrobras divulgou este comunicado ao mercado:

"A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado."

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.