IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Apoio às privatizações bate recorde e chega a 38% da população, diz Datafolha

09/04/2023 09h38

Segundo um novo levantamento do Datafolha, publicado neste final de semana pela Folha de S. Paulo, uma fatia de 38% da população brasileira apoia privatizações de empresas estatais.

Contudo, uma fatia maior, de 45%, ainda segue sendo contra as privatizações de estatais.

O que chama atenção nos números é o fato de que na mesma pesquisa em meados de setembro de 2022, foram somente 26% dos entrevistados que se disseram favoráveis às privatizações.

Além disso, trata-se do maior volume da série histórica do Datafolha, sendo que em 2017 eram somente 20% que apoiavam uma política de privatiação.

Pesquisadores relacionaram esse aumento ao resultado das última corrida eleitoral, citando uma reafirmação das convicções da ala pró-privatizações.

Os apoiadores do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, são majoritariamente favoráveis aos programas de desestatizações – cerca de 70%.

Já os apoiadores do PT são majoritariamente favoráveis a manter as companhias como estatais, sendo que somente 28% dos apoiadores do partido de Lula são favoráveis às privatizações.

Além disso, a adesão da população à continuidade da venda de ativos estatais é substancialmente maior quando se tratam de setores que já vinham sendo colocados dentro da esfera privada – como saneamento, aeroportos e energia elétrica.

No que diz respeito a avaliação dos serviços, mais da metade (54%) avalia que os serviços concedidos pela iniciativa privada são melhores do que as estatais. Enquanto isso, 25% consideram piores, 6% consideram iguais e outros 15% não souberam responder.

Privatizações da Petrobras, Correios e Banco do Brasil

Quando indagados acerca de empresas específicas – e relevantes – os percentuais de apoio mudam. No caso da Petrobras (PETR4), são 37% a favor da privatização, ante 53% contra.

Já o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa contam com 36% dos brasileiros que apoiam suas respectivas privatizações, ante 55% contra.

Os correios mostram um cenário mais acirrado, com 45% favoráveis à privatização e 46% contra.

Como funciona o Datafolha

Conforme transparecido pela Folha de S. Paulo, a pesquisa sobre a privatizações ouviu 2.028 pessoas a partir de 16 anos em 126 municípios, entre os dias 29 e 30 de março. A pesquisa Datafolha tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais.