Toyota anuncia recall de 1,9 milhão de Prius
TõQUIO, 12 Fev 2014 (AFP) - A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira um recall de 1,9 milhão de Prius em todo o mundo por um problema no no sistema híbrido que pode provocar a paralisação do veículo.
Os automóveis afetados são os do modelo mais recente da série Prius, fabricados entre 2009 e 2014, um carro que funciona com motores a gasolina e elétrico.
"Na pior das hipóteses, o automóvel pode parar quando está sendo dirigido. Consideramos isto um possível problema de segurança, o que explica o recall", afirmou um porta-voz da Toyota.
A Toyota informou que foram registrados 400 casos no Japão e Estados Unidos, mas destacou que nenhuma morte ou acidente com feridos foi provocado pelo problema.
Também afirmou que, no pior dos casos, o veículo "para aos poucos, não de repente".
O recall afeta quase um milhão de veículos no Japão, 700.000 nos Estados Unidos e 130.000 na Europa.
A Toyota explicou que a origem do problema estava no software do módulo de controle do inversor do sistema híbrido.
"Quando é muito exigido, o programa pode fazer o veículo entrar no modo de segurança, limitando a potência disponível para direção. Em alguns casos, o módulo de controle pode ser reinicializado, deixando o sistema híbrido fora de serviço e provocando a parada do veículo", detalhou a montadora.
A Toyota passou por uma crise importante no fim de 2009 e início de 2010, quando anunciou um recall de emergência de quase nove milhões de carros em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, por problemas nos pedais de aceleração que poderiam ser bloqueados ou nos freios, que reagiam de maneira tardia.
A empresa agora é muito prudente e anuncia recalls em série quando detecta um problema, mesmo quando este é considerado pequeno.
Os automóveis afetados são os do modelo mais recente da série Prius, fabricados entre 2009 e 2014, um carro que funciona com motores a gasolina e elétrico.
"Na pior das hipóteses, o automóvel pode parar quando está sendo dirigido. Consideramos isto um possível problema de segurança, o que explica o recall", afirmou um porta-voz da Toyota.
A Toyota informou que foram registrados 400 casos no Japão e Estados Unidos, mas destacou que nenhuma morte ou acidente com feridos foi provocado pelo problema.
Também afirmou que, no pior dos casos, o veículo "para aos poucos, não de repente".
O recall afeta quase um milhão de veículos no Japão, 700.000 nos Estados Unidos e 130.000 na Europa.
A Toyota explicou que a origem do problema estava no software do módulo de controle do inversor do sistema híbrido.
"Quando é muito exigido, o programa pode fazer o veículo entrar no modo de segurança, limitando a potência disponível para direção. Em alguns casos, o módulo de controle pode ser reinicializado, deixando o sistema híbrido fora de serviço e provocando a parada do veículo", detalhou a montadora.
A Toyota passou por uma crise importante no fim de 2009 e início de 2010, quando anunciou um recall de emergência de quase nove milhões de carros em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, por problemas nos pedais de aceleração que poderiam ser bloqueados ou nos freios, que reagiam de maneira tardia.
A empresa agora é muito prudente e anuncia recalls em série quando detecta um problema, mesmo quando este é considerado pequeno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.