Bolsas

Câmbio

Guia Michelin concede terceira estrela a Ducasse e tira uma da viúva de Loiseau

Paris, 1 Fev 2016 (AFP) - O Guia Michelin concedeu nesta segunda-feira uma terceira estrela ao restaurante Plaza Athenée do chef e empresário Alain Ducasse, mas retirou uma do Relais Bernard Loiseau, dirigido pela viúva do famoso chef que cometeu suicídio em 2003.

O árbitro francês da boa mesa anunciou em Paris sua colheita de 2016 para a França em meio a consternação causada na véspera pela morte, supostamente por suicídio, de um dos chefs de maior sucesso do momento, Benoît Violier.

O chef franco-suíço foi encontrado morto no domingo em sua casa perto de Lausanne, na Suíça. Segundo a polícia, ele teria tirado a própria vida com uma arma, mas as circunstâncias do caso estão sendo investigadas.

A edição do guia de 2016, também concede uma terceira estrela ao restaurante Le Cinq, dirigido pelo chef Christian Le Squer em Paris.

Ducasse perde, no entanto, a mais alta classificação Michelin em outro de seus estabelecimentos parisienses, no famoso Hotel Meurice.

O restaurante Le Relais Bernard Loiseau, em Saulieu, na Borgonha, dirigido pela viúva desde o suicídio do chef em 2003, também perdeu sua terceira estrela, obtida em 1991.

"Estou chocada e muito decepcionada", reagiu Dominique Loiseau em um comunicado, antes de anunciar que vai trabalhar para obtê-la de volta junto com sua equipe, liderada atualmente pelo chef Patrick Bertron.

Embora todo suicídio deixe perguntas sem resposta, muitos evocaram o medo de Loiseau de perder a terceira estrela Michelin como um dos possíveis motivos.

No caso de Benoît Violier, seu restaurante do Hotel de Ville em Crissier (Suíça) manteve as três estrelas na versão suíça do guia, publicada em novembro.

O chef também foi coroado em dezembro como o melhor chef do mundo pela nova classificação gastronômica internacional La Liste, que elabora uma lista do que considera as mil melhores mesas do mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos