Bolsas

Câmbio

Queda nos mercados mundiais arrasta Wall Street

Nova York, 11 Fev 2016 (AFP) - Wall Street fechou no vermelho, nesta quinta-feira, afetada pelo mesmo movimento que derrubou o petróleo e as praças europeias: o Dow Jones perdeu 1,60%, e o Nasdaq, 0,39%.

O índice industrial Dow Jones recuou 254,56 pontos, situando-se nas 15.660,18 unidades, enquanto o Nasdaq, formado por valores tecnológicos, perdeu 16,76 pontos, nas 4.266,84 unidades.

Ambos os índices conseguiram amenizar suas perdas, porém, no fim do pregão, após as notícias sobre uma possível ação dos países exportadores de petróleo destinada a alavancar os preços.

O índice ampliado S&P 500 perdeu 22,78 pontos (1,23%), nas 1.829,08 unidades.

"Os investidores estão muito preocupados com muitos fatores, especialmente, com os preços do petróleo e da Europa e com seu sistema bancário", explicou David Levy, da consultoria Republic Wealth Advisors.

Além disso, destacou Art Hogan, da Wunderlich Securities, a presidente do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, "não disse nada de tranquilizador", em suas declarações ontem e hoje na Câmara de Representantes e no Senado americano, respectivamente, quando informou os congressistas sobre o estado atual da economia do país.

Em termos gerais, considerou David Levy, o mercado perdeu sua fé no poder do Fed de resolver crises.

"Se as condições se degradam, nós nos perguntamos sobre a capacidade que o Fed tem de responder com a força necessária para acalmar as incertezas", completou Levy.

As ações ficaram em baixa desde a abertura, depois que os mercados da Ásia e da Europa voltaram a cair, devido à preocupação com o mau desempenho da economia mundial. Os preços do petróleo acompanharam a tendência, o que intensificou o pessimismo.

O mercado de títulos também moderou sua alta no fim da sessão. O rendimento dos bônus do Tesouro para dez anos caiu para 1,650% contra 1,682% de quarta-feira. O dos papéis para 30 anos subiu ligeiramente para 2,504% contra os 2,502% anteriores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos