Bolsas

Câmbio

Bolsas europeias freiam impulso e fecham com tendências opostas

Londres, 18 Fev 2016 (AFP) - As bolsas europeias frearam nesta quinta-feira seu impulso da véspera e fecharam com resultados opostos, devido ao ressurgimento de preocupações sobre a economia mundial.

O índice Dax-30 de Frankfurt fechou em alta de 0,92% e o CAC-40 de Paris, de 0,15%, mas as outras praças importantes tiveram baixa: o Footsie 100 de Londres caiu 0,97%, o FTSE Mib de Milão, 1,53%, e o Ibex-35 de Madri, 0,83%.

Em Wall Street, a sessão abriu em alta, mas logo a tendência se inverteu: o Dow Jones caía antes do meio dia 0,21% e o Nasdaq, 0,62%.

A pronunciada queda de Londres se explica pelos valores das matérias-primas, que "permaneceram com números vermelhos" ao longo de todo o dia, disse Connor Campbell, analista da Speadex.

A Anglo American perdeu 7,70%, depois que a Standard & Poor's rebaixou a nota categoria especulativa a nota de solvência do grupo mineiro britânico, em pleno processo de reestruturação.

O setor bancário, extremamente volátil desde o começo do ano, também lastreou os índices de várias praças europeias.

Em Milão, as ações do BMPS (Monte dei Paschi di Siena) sofreram uma forte queda de 10,09% e as do banco Carige de 9,47%.

Na Espanha, o Banco Santander perdeu 3,81%, o BBVA 3,15% e o CaixaBank 5,56%.

burs-js/lmm/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos