Bolsas

Câmbio

UE autoriza aquisição de americana EMC pela Dell

Bruxelas, 29 Fev 2016 (AFP) - A Comissão Europeia autorizou nessa segunda-feira a aquisição da empresa americana armazenadora de dados EMC pela Dell.

Essa compra, pelo valor de 67 milhões de dólares, foi anunciada em outubro. A fusão permitirá à Dell adaptar-se rapidamente no novo cenário da informática, revolucionado pela telefonia móvel e pelos serviços em nuvem (armazenamento de dados à distância, em servidores).

A comissária europeia de livre concorrência, Margrethe Vestager, saudou a autorização da aquisição em um "prazo curto", tendo em conta a importância estratégica do setor de armazenamento de dados, evitando assim "as moléstias para os clientes".

A Comissão constatou que o novo grupo irá dispor de uma parcela de mercado modesta no setor dos sistemas de armazenamento externo para empresas. Julgou que o aumento de sua fatia de mercado é "mínima" e constatou que a nova entidade continuará enfrentando uma forte concorrência por parte de empresas bem consolidadas, como Hitachi, HP, IBM, NetApp, assim como novas empresas.

A Comissão Europeia, supervisora da concorrência na Europa, teve que autorizar essa operação porque essas duas grandes empresas americanas também estão presentes na Europa, onde tem muitos clientes.

Essa é a maior fusão da história na área da tecnologia, segundo a consultoria Dealogic. Com a EMC, a Dell se tornará mais forte em armazenamento e administração de dados, competindo com grupos como IBM, Hewlett-Packard e Cisco.

clp/axr/pb/es/mb/cc/mvv

EMC CORPORATION

HEWLETT PACKARD

IBM

NETAPP

CISCO SYSTEMS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos