Bolsas

Câmbio

Goldman Sachs tem lucro menor no primeiro trimestre, mas prevê melhora

Nova York, 19 Abr 2016 (AFP) - O banco americano Goldman Sachs reportou nesta terça-feira menores lucros e receitas no primeiro trimestre, mas vislumbra perspectivas encorajadoras para fusões e aquisições após a estabilização dos mercados.

O resultado líquido trimestral ficou em menos da metade, em 1,2 bilhão de dólares (-56,3% interanual), o que representa um lucro por ação de 2,68 dólares contra 2,45 dólares esperado pelos analistas.

O faturamento caiu 40,3% a 6,34 bilhões de dólares contra 6,73 dólares esperados.

Praticamente todas os grandes investimentos foram castigados pela volatilidade que sacudiu os mercados nas primeiras seis semanas de 2016.

As receitas por serviços de assessoria caíram 20%, a 771 milhões de dólares devido à abrupta queda das fusões e aquisições de empresas.

A agitação dos mercados também fez cair em 47%, a 1,7 bilhão de dólares as transações de ativos de renda fixa, moedas e matérias-primas

Goldman compensou esses fatores negativos mediante reduções de lucros e compensações a seus funcionários, que foram reduzidos em 40%, a 2,7 bilhões de dólares.

O responsável financeiro da Goldman Harvey Schwartz disse que o banco está animado pelas melhoras observadas nos mercados ao longo do trimestre. Março deu melhores resultados do que os dois meses prévios.

"Ainda é cedo em abril, mas realmente parece que os fatores que afetaram o trimestre anterior, particularmente no começo do ano, foram amenizados", disse.

"Embora o mercado se sente um pouco apreensivo por tudo aquilo, parece que a maior parte daqueles problemas ficaram para trás", acrescentou.

A agitação teve um efeito "assustador" nos negócios, mas o mercado de fusões e aquisições de companhias "se sente bem" agora.

jmb/pmh/gm/yow/cc

GOLDMAN SACHS GROUP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos