Bolsas

Câmbio

Petróleo volta a cair

Nova York, 3 Mai 2016 (AFP) - O petróleo voltou a baixar nesta terça-feira com a estabilização do dólar e preocupações com a demanda em um mercado que não consegue absorver a ampla oferta.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em junho caiu 1,13 dólares, a 43,65 dólares, no mercado de Nova York.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte para entrega em julho fechou com queda de 86 centavos, a 44,97 dólares o barril.

"O dólar subiu e isso contribuiu muito para derrubar os preços de todas as matérias-primas", comentou Bart Melek, da TD Securities.

O índice de atividade industrial da China baseado em pesquisas a diretores de compras apontou nessa terça-feira uma nova contração do setor, ao contrário do que apontaram os dados oficiais divulgados no domingo. Nos Estados Unidos, o setor industrial cresceu em abril, mas em um ritmo mais lento, de acordo com os dados divulgados na última segunda-feira.

China e Estados Unidos são os maiores consumidores mundiais de petróleo, e qualquer sinal de fraqueza de suas economias indica maior incerteza de que os mercados poderão absorver os elevados excedentes de petróleo que derrubam os preços.

"Com a desaceleração do setor industrial e a inversão da tendência do dólar, não surpreende que em um contexto de excedentes (o petróleo) evolua em baixa", explicou Melek.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos