IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BHP anuncia progressos substanciais em ajudas após catástrofe ambiental no Brasil

06/05/2016 06h22

Sydney, 6 Mai 2016 (AFP) - A mineradora BHP Billiton anunciou nesta sexta-feira "progressos substanciais" nas ajudas às comunidades afetadas pela maior catástrofe ambiental da história do Brasil, ao mesmo tempo que as ações da empresa se recuperavam da queda provocada por um processo bilionário.

O Ministério Público Federal do Brasil pediu esta semana à anglo-australiana BHP e à brasileira Vale uma indenização de 155 bilhões de reais (43,4 bilhões de dólares). As duas são proprietárias em partes iguais da Samarco, a empresa que administrava a barragem de rejeitos que se rompeu em 5 de novembro e provocou uma tragédia ambiental em Minas Gerais.

Dezenove pessoas morreram, centenas ficaram desabrigadas e o acidente foi considerado pelo governo "a maior catástrofe ambiental da história do Brasil".

Em um comunicado, a BHP afirma que "apesar de ainda restar muito trabalho por fazer a longo prazo, nestes seis meses foram obtidos progressos substanciais" em ajudas às comunidades afetadas pela tragédia.

A empresa anglo-australiana afirma que foram reconstruídos ou reformados mais de 60% dos imóveis destruídos na tragédia e que 5.200 pessoas recebem apoio financeiro.

A ação bilionária provocou uma forte queda dos títulos da BHP, mas nesta sexta-feira a ação da mineradora se recuperou e registrou leve alta de 0,16% na Bolsa de Sydney.

grk/fp

BHP BILLITON