Bolsas

Câmbio

Petróleo cai com o risco de Brexit

Nova York, 16 Jun 2016 (AFP) - O petróleo voltou a fechar em baixa nesta quinta-feira em um contexto geral de aversão ao risco diante do referendo em que o Reino Unido decidirá se permanece ou não na União Europeia (UE).

Em Nova York, o barril de referência (WTI) para entrega em julho caiu 1,08 dólar, a 46,21 dólares, e acumulou seu sexto fechamento consecutivo em baixa, o que não acontece desde janeiro.

Em Londres, o barril de Brent para entrega em agosto caiu 1,78 dólar, a 47,19 dólares, seu pior fechamento desde 9 de maio.

Com pesquisas que apontam que a opção pela saída da UE (Brexit) lidera a intenção de voto dos britânicos, "a maioria dos economistas advertem que a Brexit traz riscos econômicos consideráveis, que podem ameaçar com uma recessão", disse James Williams, da WTRG Economics.

Essa inquietude pela Brexit se agrava pelos dados relacionados ao crescimento econômico da China, a segunda economia mundial, acrescentou Williams.

Isso tudo gera preocupação pelo lado da demanda enquanto que pelo lado oferta "o mundo continua bem abastecido, enquanto a produção do Irã aumenta", afirmou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

bur-chr/jld/cd/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos