Bolsas

Câmbio

Siderúrgica pagará US$ 521 mi a Vietnã por derramamento tóxico

Hanói, 30 Jun 2016 (AFP) - A siderúrgica taiwanesa Formosa indenizará o Vietnã com 521 milhões de dólares pelo derramamento tóxico que causou a morte de milhões de peixes em abril, informaram nesta quinta-feira as autoridades.

Após semanas de investigações, o governo vietnamita finalmente confirmou as suspeitas de que o grupo taiwanês Formosa, que possui um enorme complexo siderúrgico na região, foi o responsável pelo derramamento de poluentes.

"As violações e os erros nos processos de construção da fábrica de Formosa são a causa da grave poluição que afeta o meio marinho", afirmou em uma coletiva de imprensa o porta-voz do governo, Mai Tien Dung.

Dung acrescentou que o grupo aceitou entregar 11,5 bilhões de dongs, o equivalente a 521 milhões de dólares.

Em um vídeo divulgado durante a coletiva de imprensa, o representante da Formosa no Vietnã, Tran Nguyen Than, pediu desculpas.

"Queremos nos desculpar (...) por ter causado este incidente ambiental, por ter afetado de maneira negativa a vida, a produção e o trabalho das pessoas no setor pesqueiro", disse Than.

Em abril, toneladas de peixes e de crustáceos mortos chegaram às praias do centro do país, provocando um duro golpe para o setor da pesca e para a atividade econômica em geral, depois de que as autoridades proibiram o consumo de produtos do mar.

tmh-tib/at/an/es/db

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos