Bolsa de bitcoin suspende operações por roubo de hackers

Hong Kong, 3 Ago 2016 (AFP) - Uma das maiores plataformas de bitcoin, Bitfinex, com sede em Hong Kong, suspendeu suas operações com esta moeda virtual por intrusões de hackers que, segundo relatos, roubaram o equivalente a 65 milhões de euros.

O anúncio provocou uma desvalorização imediata de cerca de 20% desta criptomoeda.

"Hoje descobrimos uma falha de segurança que nos obrigou a suspender todas as transações da Bitfinex, tanto de depósitos quanto de retiradas", indicou a companhia em um comunicado divulgado na noite de terça-feira em seu portal.

"Estamos investigando a brecha para determinar o que ocorreu (...) e considerando várias opções para ressarcir as perdas" ocasionadas aos usuários, acrescentou a nota.

Segundo a agência Bloomberg News, os hackers tomaram 119.756 bitcoins, uma soma equivalente a 65 milhões de dólares no câmbio desta quarta-feira.

O valor deste instrumento de pagamento, frequentemente volátil, caiu de 603,06 dólares na terça-feira a 482,82 dólares nesta quarta, antes de se recuperar a 540 dólares, de acordo com Bloomberg News Data.

"Sim, tivemos uma falha importante", afirmou Fred Ehrsam, um dos fundadores do operador de bitcoin Coinbase.

"Bitfinex é uma plataforma importante e por isso (o ocorrido) é um acontecimento importante no curto prazo, embora o bitcoin já tenha demonstrado em outras ocasiões sua resistência a este tipo de acontecimentos", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos