Bolsas

Câmbio

Bruxelas espera acordo belga sobre sobre tratado comercial com o Canadá

Estrasburgo, França, 26 Out 2016 (AFP) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, expressou o desejo de que o governo federal belga e a região belga da Valônia alcancem um acordo nas próximas horas para que a Bélgica aprove o tratado comercial com o Canadá.

"Tenho a esperança de que ao longo do dia o governo belga e o governo valão possam chegar a um acordo"< disse Juncker.

Após sete anos de negociações, a União Europeia e o Canadá tinham previsão de assinar na quinta-feira o tratado comercial que criaria uma zona de livre comércio com quase 550 milhões de pessoas, mas a perspectiva de adiamento começa a ganhar força no bloco.

"Poderemos assinar o acordo com o Canadá amanhã? Ainda não podemos dizer", afirmou o presidente do Executivo europeu, para quem "mais do que a data da assinatura, o importante é que a Bélgica alcance um acordo".

Pelo denominado "acordo misto", a UE precisa da aprovação de todos os países do bloco. E a Bélgica, um Estado federal, necessita por sua vez da aprovação de todas as suas entidades, tanto federais como regionais: até o momento a região da Valônia, a de Bruxelas Capital e a comunidade francófona são contrárias ao tratado, conhecido como CETA.

Para tentar desbloquear a situação, as autoridades das diferentes entidades regionais e federais belgas, com a presença de um representante do Executivo europeu, anunciaram uma nova reunião nesta quarta-feira.

burs-tjc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos