Bolsas

Câmbio

Primeiro encontro Obama-Trump na Casa Branca

Washington, 10 Nov 2016 (AFP) - A cena parecia inimaginável há apenas dois dias, mas o presidente Barack Obama receberá nesta quinta-feira na Casa Branca Donald Trump como novo presidente eleito da primeira potência mundial.

A reunião entre ambos no Salão Oval está marcada para as 11h00 locais (14h00 de Brasília), anunciou na noite de quarta-feira a Casa Branca. Posteriormente planejam se dirigir brevemente à imprensa.

Michelle Obama receberá, por sua vez, a próxima primeira-dama, Melania Trump, na residência da Casa Branca.

"Eu o convidei a vir à Casa Branca para falar de como garantir uma transição bem-sucedida", explicou Obama na quarta-feira sobre sua reunião com o magnata populista que na véspera venceu a eleição presidencial, provocando uma enorme surpresa nos Estados Unidos e no mundo.

"Todos desejamos que tenha êxito para unir e dirigir os americanos", acrescentou, sem esconder que tem "divergências significativas" com ele.

À margem das diferenças entre ambos, o presidente em fim de mandato havia feito campanha sem descanso para sua ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, nos últimos dias, advertindo sobre os riscos para a democracia caso o magnata fosse eleito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos