Bolsas

Câmbio

James Quincey substitui CEO da Coca-Cola, Muhtar Kent

Nova York, 9 dez 2016 (AFP) - A Coca-Cola anunciou, nesta sexta-feira (9), que seu CEO Muhtar Kent deixa o cargo no ano que vem, em um momento de novos desafios para a gigante de bebidas não alcoólicas.

O presidente da Coca-Cola e diretor de Operações, James Quincey, assume o caro em maio, informou a empresa. Kent permanecerá como presidente do Conselho de Administração.

Quincey tem vasta experiência na América Latina e no noroeste da Europa.

Essas mudanças surgem em um contexto de crescentes pressões tributárias - tanto para a Coca-Cola quanto para sua concorrente PepsiCo - em mercados-chave, incluindo importantes cidades nos Estados Unidos e no México. As vendas de bebidas gasosas se estancam, principalmente no mercado natal da Coca-Cola.

Essas empresas têm buscado compensar as novas tendências, promovendo a venda de água e de outras bebidas não carbonatadas e, no caso da PepsiCo, a venda de snacks.

A promoção de Quincey foi celebrada por Warren Buffet, diretor-executivo do fundo Berkshire Hathaway, acionista da Coca-Cola.

"Muhtar foi um excelente condutor dos negócios da Coca-Cola nos últimos oito anos, e sou agradecido pela liderança que demonstrou", afirmou Buffett, em um comunicado.

"Conheço James e me agrada. E acho que a companhia fez um investimento inteligente para seu futuro, ao escolhê-lo", completou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos