Bolsas

Câmbio

Trump quer mais refinarias de petróleo nos EUA

Baton Rouge, Estados Unidos, 10 dez 2016 (AFP) - O presidente eleito Donald Trump defendeu nesta sexta-feira a construção de mais refinarias de petróleo nos Estados Unidos, e prometeu acabar com as "restrições destruidoras de empregos" que estão sufocando o setor energético.

Trump também fez uma advertência aos adversários dos Estados Unidos em todo o mundo, ao declarar que está preparado para relançar a produção militar americana para se manter no nível de países como a China, que está modernizando rapidamente suas forças armadas.

O presidente eleito fez tais declarações em Baton Rouge, na Louisiana, um dos principais produtores de petróleo do país, durante uma escala de sua "viagem da vitória".

Quando assumir o cargo, em janeiro, "meu governo eliminará cada uma das ineficientes normas que reduzem a capacidade dos nossos trabalhadores e de nossas empresas de competir", disse Trump.

"Cancelaremos as restrições destruidoras de empregos na produção de energia nos EUA, incluindo xisto, petróleo, gás natural e carvão limpo", declarou Trump sob aplausos.

"Não construímos qualquer refinaria há décadas. Vamos construir refinarias, certo, amigos?!" - perguntou Trump a seus correligionários, destacando a importância da indústria energética na Louisiana.

Trump, que já citou a China em várias ocasiões como um adversário econômico e comercial, nesta sexta-feira sugeriu que os Estados Unidos precisam "construir as forças armadas mais fortes que já tivemos" para manter a vantagem competitiva.

"Acredito na paz pela força", revelou o presidente eleito.

"Se olharem o que está ocorrendo na China, se olharem o que está ocorrendo em muitos outros países, verão que não estão relaxando", declarou Trump. "Se eles não relaxam, também não podemos fazê-lo, certo?!"

Baton Rouge foi a quarta escala de Trump desde sua vitória, no dia 8 de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos