Toshiba anuncia possível depreciação de bilhões de dólares em filial americana

Tóquio, 27 dez 2016 (AFP) - O conglomerado industrial japonês Toshiba anunciou nesta terça-feira que para o ano fiscal 2016-2017 pode registrar uma depreciação de ativos de "bilhões de dólares" sobre o valor de uma empresa americana adquirida no ano passado por sua filial nuclear Westinghouse.

A Toshiba fez o anúncio após o fechamento da Bolsa de Tóquio, onde as ações do grupo registraram forte queda de 11,62%, a 391,6 ienes, em consequência dos boatos sobre a depreciação, que acabaram confirmados pela empresa.

A Toshiba já havia calculado que deveria realizar uma depreciação de 870 milhões de dólares sobre o valor da empresa CB&I Stone & Webster (S&W), comprada há um ano da americana Chicago Bridge & Iron por meio de sua filial local Westinghouse.

Até o momento, o grupo, que fabrica semicondutores, computadores, elevadores, robôs e reatores nucleares, calculava para o ano fiscal em curso (abril 2016 a março de 2017) um lucro líquido de 145 bilhões de ienes (1,23 bilhão de dólares).

A empresa explicou em um comunicado que ainda não determinou o impacto final em suas contas, mas prometeu publicar a revisão de sua previsão dos resultados assim que tomar conhecimento das conclusões.

kap/fp

TOSHIBA

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos