Bolsas

Câmbio

Arábia Saudita construirá gigantesca cidade recreativa

Riade, 8 Abr 2017 (AFP) - A Arábia Saudita iniciará em 2018 a construção de uma enorme cidade dedicada ao lazer financiada com investimentos locais e estrangeiros, no âmbito dos projetos de diversificação da sua economia, muito dependente do petróleo, anunciou o vice-príncipe herdeiro.

A área, localizada a sudoeste da capital saudita, Riad, acolherá "a maior cidade cultural, esportiva e de entretenimento do reino", afirmou na sexta-feira o filho do rei e ministro da Defesa, Mohamed Ben Salman, citado pela agência de notícias oficial Spa.

Considerada a única cidade deste tipo no mundo, "terá uma superfície de 334 km2", acrescentou, ou seja, cerca de três vezes a área de Paris.

A cidade oferecerá "atividades de qualidade escolhidas cuidadosamente", incluindo um safári e um gigantesco parque de diversões, enumerou Mohamed Ben Salman.

Também abrigará competições esportivas e corridas automobilísticas, assim como restaurantes e hotéis para atrair os turistas ao que o vice-príncipe chamou de "capital das aventuras futuristas".

Enfrentando a queda dos preços do petróleo, do qual é o maior exportador mundial, e, consequentemente, um aumento espetacular do déficit público, o reino saudita lançou no ano passado um amplo programa de diversificação da sua economia batizado de "Visão 2030", projetado por Mohamed Ben Salman.

Como parte do plano, o governo do reino conservador - onde as mulheres não têm o direito de dirigir e os cinemas são proibidos - criou recentemente uma agência para apoiar as empresas privadas que organizarem atos de entretenimento.

Em 2018 será colocada a pedra angular desta cidade recreativa e o projeto será inaugurado oficialmente em 2020, indicou o vice-príncipe herdeiro.

O Fundo público de investimentos que ele preside será o principal agente investidor, junto com uma "elite de grandes investidores locais e estrangeiros".

bur-mah/rd/mer/iw/jvb.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos