IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministério russo do Interior sofre ciberataque

12/05/2017 20h03

Moscou, 12 Mai 2017 (AFP) - O Ministério russo do Interior anunciou nesta sexta-feira (12) que seus computadores também foram alvo de um ciberataque, em meio a anúncios sobre um ataque informático em escala mundial.

A porta-voz da pasta, Irina Volk, declarou às agências russas de notícias que "se registrou um ciberataque nos computadores do Ministério que usam sistema operacional Windows".

"O vírus foi identificado", ressaltou, adiantando a informação de que especialistas já trabalhavam para destruí-lo.

Volk comentou que cerca de 1.000 computadores - menos de 1% do número total das máquinas do ministério - foram afetados, de acordo com a Interfax.

Uma fonte anônima indicou à Interfax que não foram roubadas informações desses computadores.

Esse ataque faz parte de uma série de ações similares registradas hoje em todo o mundo, e que afetaram a rede do sistema público de saúde britânico e várias empresas espanholas, entre outros.

A operadora de telefonia móvel russa MegaFon também reportou ter sido vítima de um ciberataque responsável por interromper as operações de seus centros de assistência à distância.

"Tivemos que interromper parcialmente o funcionamento da rede a nível interno para que o vírus não se propagasse", declarou Pyotr Lidov, diretor de relações públicas da empresa de telefonia móvel, segundo a agência RIA Novosti.