Bolsas

Câmbio

Brexit e futuros desafios da UE podem representar buraco de EUR 20 bi no orçamento

Bruxelas, 28 Jun 2017 (AFP) - A saída do Reino Unido da União Europeia, combinada aos novos compromissos do bloco, poderia representar um buraco de 20 bilhões de euros ao orçamento comum da UE, informou o comissário da pasta.

"Não teremos mais o Reino Unido ao nosso lado, mas eles eram contribuintes líquidos (...), então teremos um buraco de 10 a 11 bilhões de euros por ano", afirmou Günther Oettinger ao apresentar um documento de reflexão sobre o futuro do orçamento de uma UE sem o Reino Unido.

Em um texto em seu blog publicado um pouco antes, o comissário europeu para o Orçamento escreveu que o "buraco poderia ser duas vezes maior", pois junto ao Brexit deverá ser levado em consideração também as "novas tarefas" do bloco na Defesa ou Segurança Interna.

Para Günther, os países do bloco deverão escolher entre buscar novos recursos ou reduzir o alcance do orçamento europeu, que em 2017 chegou a 157,9 bilhões de euros.

O futuro cenário deve provocar tensões dentro da UE entre os "contribuintes líquidos", que defendem uma redução dos gastos, e os "beneficiários líquidos", que não desejam ver uma redução dos denominados fundos de coesão destinados às regiões menos ricas da UE.

Uma das prioridades dos europeus nas negociações do Brexit, que começaram há algumas semanas, é a conta a ser paga por Londres pelos compromissos assumidos no bloco, um valor que poderia chegar a 100 bilhões de euros.

bur-tjc/zm/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos