Inflação anual baixou para 1,4% em maio nos EUA

Washington, 30 Jun 2017 (AFP) - A inflação em um ano nos Estados Unidos continuou sua desaceleração, caindo a seu nível mais baixo em seis meses, segundo o índice PCE publicado pelo departamento do Comércio.

O índice de preços baseados nos gastos do consumidor, medida preferida do Banco Central (Fed) para observar a evolução dos preços, aumentou apenas 1,4% interanual, a taxa mais baixa desde novembro. Em relação a abril, houve queda de 0,1%.

O relatório também mostrou uma desaceleração dos gastos dos consumidores no último mês, o que poderia frear o crescimento econômico no segundo trimestre.

Apesar de não haver pressão inflacionária, o Fed aumentou a taxa de juros de referência neste mês. Isso sinaliza a confiança de que uma expansão econômica vai pressionar os preços, a médio prazo.

O relatório de renda e despesas pessoais também mostrou que as receitas estão aumentando, mas isso é traduzido em aumento da poupança, e não dos gastos.

O taxa de poupança atingiu seu nível mais alto desde setembro, a 5,5%. Para economistas, isso costuma significar um aumento do consumo gastos nos meses seguintes, dando um bom impulso ao segundo trimestre.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos