IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA: estimulado pelo crescimento, Fed continuará com aumento gradual de taxas

12/07/2017 10h27

Washington, 12 Jul 2017 (AFP) - A presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Janet Yellen, afirmou nesta quarta-feira que o Fed continuará com a política de aumento gradual das taxas de juros enquanto o crescimento nos Estados Unidos permanece em sua trajetória de alta e o emprego acelera.

Em seu discurso semestral no Congresso, Yellen explicou que os riscos para a economia americana estão equilibrados, mas que "as possíveis mudanças" previstas pela política econômica de Donald Trump representam "uma fonte de incerteza".

De acordo com Yellen, o nível da taxa de juros - atualmente entre 1% e 1,25% - "não será muito mais elevado".

Durante o discurso a uma comissão da Câmara de Representantes, a presidente do Fed apresentou um cenário mais otimista da maior economia do mundo, que "continuará crescendo a um ritmo moderado nos próximos dois anos".

Após um primeiro trimestre em que a expansão foi de apenas 1,4% na comparação com o ano anterior, "o crescimento parece ter se recuperado" no segundo trimestre, sustentado pelos gastos e a confiança dos consumidores e o aumento do emprego, de acordo com a transcrição do discurso.

A primeira estimativa do resultado do PIB será divulgada em 28 de julho.