Históricos trens indianos serão equipados com painéis solares
Nova Délhi, 19 Jul 2017 (AFP) - A Índia instalou painéis solares no teto de um trem numa tentativa de reduzir sua pegada de carbono excessiva e modernizar a linha histórica férrea.
A iluminação, a ventilação e os visores de informações, outrora operando à base de diesel, usam a energia do sol depois que os painéis foram instalados nos vagões.
O trem começou a operar perto da capital Nova Déli, deslocando parte dos cerca de 23 milhões de passageiros que usam a rede ferroviária da Índia diariamente.
"Nós vamos introduzir ao menos quatro outros trens com energia solar nos próximos seis meses", disse à AFP o porta-voz da rede, Anil Kumar Saxena.
As baterias são carregadas pelos painéis durante o dia e também funcionam sem luz solar, completou Saxena. O diesel só será usado como último recurso, se as baterias pararem de funcionar.
Cada trem que usar a energia sustentável deve economizar em torno de 21 mil litros de diesel ao ano, o que pode ajudar a reduzir a enorme dependência da Índia de combustíveis fósseis e suas amplas emissões de carbono.
Construído pelos governantes coloniais britânicos, o sistema ferroviário da Índia é um dos maiores do mundo e até hoje o principal meio de locomoção à longa distância no vasto país.
Os anos de negligência financeira e subsídios às tarifas afetaram gravemente a rede de trens. O primeiro-ministro Narendra Modi prometeu recuperá-lo depois que chegou ao poder em maio de 2014.
A iluminação, a ventilação e os visores de informações, outrora operando à base de diesel, usam a energia do sol depois que os painéis foram instalados nos vagões.
O trem começou a operar perto da capital Nova Déli, deslocando parte dos cerca de 23 milhões de passageiros que usam a rede ferroviária da Índia diariamente.
"Nós vamos introduzir ao menos quatro outros trens com energia solar nos próximos seis meses", disse à AFP o porta-voz da rede, Anil Kumar Saxena.
As baterias são carregadas pelos painéis durante o dia e também funcionam sem luz solar, completou Saxena. O diesel só será usado como último recurso, se as baterias pararem de funcionar.
Cada trem que usar a energia sustentável deve economizar em torno de 21 mil litros de diesel ao ano, o que pode ajudar a reduzir a enorme dependência da Índia de combustíveis fósseis e suas amplas emissões de carbono.
Construído pelos governantes coloniais britânicos, o sistema ferroviário da Índia é um dos maiores do mundo e até hoje o principal meio de locomoção à longa distância no vasto país.
Os anos de negligência financeira e subsídios às tarifas afetaram gravemente a rede de trens. O primeiro-ministro Narendra Modi prometeu recuperá-lo depois que chegou ao poder em maio de 2014.
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