Audi faz recall de 850 mil carros a diesel
Frankfurt am Main, 21 Jul 2017 (AFP) - O fabricante alemão Audi, filial da Volkswagen, anunciou nesta sexta-feira (21) um recall de até 850 mil veículos a diesel para reduzir suas emissões poluentes, dias depois de medida similar adotada por seu concorrente Daimler.
Essa convocação para uma revisão voluntária, gratuita para os clientes, é dirigida aos veículos com motores V6 e V8 TDI, que cumprem as normas Euro 5 e Euro 6 (as mais recentes) na Europa, mas também em outros países ainda não especificados - salvo Estados Unidos e Canadá, informou a montadora em um comunicado.
Entre os veículos, também estão os carros das marcas Volkswagen e Porsche equipados com esses motores.
De acordo com a agência federal do setor (KBA), encarregada da homologação de veículos na Alemanha, a revisão consistirá em instalar um novo programa para melhorar "o comportamento de (suas) emissões nas condições reais de condução", explica a Audi.
A montadora espera, assim, "contribuir para reduzir o conjunto das emissões nos centros urbanos" e para "dificultar possíveis proibições de circulação".
Questionado pela AFP, um porta-voz da Audi não deu detalhes sobre os países afetados, ou sobre a distribuição da revisão por marcas. Indicou apenas que os motores V6 e V8 TDI são uma "grande parte" dos veículos a diesel da Audi.
Em 2016, a companhia vendeu 1,87 milhão de carros, número que inclui todos os tipos de motores.
Esta semana, a também alemã Daimler estendeu uma medida de recall voluntário a mais de três milhões de veículos a diesel de sua marca Mercedes-Benz na Europa.
O debate sobre o destino dos veículos a diesel - com mais emissões poluentes (NOx) do que os modelos a gasolina - causa estragos na Alemanha, quase dois anos depois do escândalo dos motores a diesel manipulados da Volkswagen.
O governo convocou uma cúpula de crise sobre o diesel para 2 de agosto, em Berlim, no intuito de colocar autoridades políticas e montadoras à mesa para debater e negociar a questão.
A ideia é chegar a um acordo sobre um plano para reduzir as emissões poluentes dos veículos a diesel no país. Os fabricantes parecem ter decidido se antecipar e tomar a iniciativa para evitar a ameaça cada vez mais tangível, em várias metrópoles do país, de proibir a circulação dessa categoria de veículos por alguns dias da semana. Essa ameaça já começa a afetar a venda dos carros a diesel - agora em queda.
Durante anos, os fabricantes - não apenas alemães - se aproveitaram do que muitos consideram uma falha na regulamentação europeia: a desativação do controle das emissões poluentes em algumas condições. Entre elas, os casos de baixas temperaturas externas, já que isso protegia os motores.
Essa convocação para uma revisão voluntária, gratuita para os clientes, é dirigida aos veículos com motores V6 e V8 TDI, que cumprem as normas Euro 5 e Euro 6 (as mais recentes) na Europa, mas também em outros países ainda não especificados - salvo Estados Unidos e Canadá, informou a montadora em um comunicado.
Entre os veículos, também estão os carros das marcas Volkswagen e Porsche equipados com esses motores.
De acordo com a agência federal do setor (KBA), encarregada da homologação de veículos na Alemanha, a revisão consistirá em instalar um novo programa para melhorar "o comportamento de (suas) emissões nas condições reais de condução", explica a Audi.
A montadora espera, assim, "contribuir para reduzir o conjunto das emissões nos centros urbanos" e para "dificultar possíveis proibições de circulação".
Questionado pela AFP, um porta-voz da Audi não deu detalhes sobre os países afetados, ou sobre a distribuição da revisão por marcas. Indicou apenas que os motores V6 e V8 TDI são uma "grande parte" dos veículos a diesel da Audi.
Em 2016, a companhia vendeu 1,87 milhão de carros, número que inclui todos os tipos de motores.
Esta semana, a também alemã Daimler estendeu uma medida de recall voluntário a mais de três milhões de veículos a diesel de sua marca Mercedes-Benz na Europa.
O debate sobre o destino dos veículos a diesel - com mais emissões poluentes (NOx) do que os modelos a gasolina - causa estragos na Alemanha, quase dois anos depois do escândalo dos motores a diesel manipulados da Volkswagen.
O governo convocou uma cúpula de crise sobre o diesel para 2 de agosto, em Berlim, no intuito de colocar autoridades políticas e montadoras à mesa para debater e negociar a questão.
A ideia é chegar a um acordo sobre um plano para reduzir as emissões poluentes dos veículos a diesel no país. Os fabricantes parecem ter decidido se antecipar e tomar a iniciativa para evitar a ameaça cada vez mais tangível, em várias metrópoles do país, de proibir a circulação dessa categoria de veículos por alguns dias da semana. Essa ameaça já começa a afetar a venda dos carros a diesel - agora em queda.
Durante anos, os fabricantes - não apenas alemães - se aproveitaram do que muitos consideram uma falha na regulamentação europeia: a desativação do controle das emissões poluentes em algumas condições. Entre elas, os casos de baixas temperaturas externas, já que isso protegia os motores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.