IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo cai em mercado inquieto com reunião de produtores

21/07/2017 18h04

Nova York, 21 Jul 2017 (AFP) - O petróleo fechou em baixa nesta sexta-feira em Nova York. O mercado está ansioso para a reunião da Opep e outros grandes produtores, que vai decidir o futuro da produção da commodity.

O barril de "light sweet crude" (WTI) caiu 1,15 dólares, a 45,77, nos contratos para setembro que, a partir desta sessão, são a referência para o mercado de Nova York.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte, também com entrega para setembro, recuou 1,24 dólares, a 48,06.

Andrew Lebow, da Commodity Research Group, explicou que o preço da gasolina caiu bruscamente, e atribuiu esse movimento a despreocupação com abastecimento do mercado a curto prazo. "O mercado também está atento às próximas reuniões", completou.

Delegados da Opep e de outros dez países, inclusive a Rússia, vão se encontrar em São Petersburgo para uma reunião técnica no sábado e uma ministerial na segunda-feira.

Esses países estão comprometidos desde o começo do ano a produzir dentro de cotas firmadas até março de 2018, para reduzir a oferta e aumentas os preços.

Em São Petersburgo, vão "analisar a oferta e a demanda e fazer recomendações para a próxima cúpula da Opep", adiantou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

"Surgiram especulações de que a Arábia Saudita, líder da Opep, poderia reduzir unilateralmente ainda mais a sua extração, mas consideram isso pouco provável", completou.

Nesta sexta, o mercado estava pressionado porque um informe pareceu sugerir que a produção da Opep subiu em julho em comparação com o mês anterior, apontou Lipow.