Fortuna de bilionários aumentou em 2016 impulsionada pela Ásia, diz estudo
Zurique, Suíça, 26 Out 2017 (AFP) - O nível das fortunas dos bilionários aumentou em 2016, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (26) pelo banco suíço UBS e pela empresa de auditoria e consultoria PWC, graças a um impulso da Ásia.
No ano passado, a fortuna dos bilionários subiu 17%, chegando a 6 trilhões de dólares, após uma retração em 2015, indicou o banco em um comunicado.
A alta equivale ao dobro do avanço do MSCI World Index, um índice usado pelos gestores de fundos para medir o desempenho dos mercados de ações, apontou o UBS.
Essa expansão se deve principalmente ao aumento da riqueza na Ásia, onde um novo bilionário surge, em média, a cada dois dias, de acordo com este estudo.
O nível de riqueza aumentou quase um terço no ano passado, em 2 trilhões de dólares, disseram os autores do estudo, que identificaram 637 bilionários na Ásia.
A concentração de riqueza continua mais forte nos Estados Unidos, onde a fortuna combinada dos 563 bilionários relatados chegava a 2,8 trilhões de dólares no ano passado - contra 2,4 trilhões em 2015.
Neste ritmo, o nível da fortuna dos bilionários asiáticos poderia superar a dos americanos em quatro anos, segundo este estudo.
Desde a crise financeira, a Ásia se tornou um importante meio de crescimento para bancos privados, que expandiram sua gama de serviços para capitalizar o surgimento de uma nova classe de grandes fortunas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.