IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pescadores norte-coreanos levam tudo de ilha japonesa onde se abrigaram

05/12/2017 09h38

Tóquio, 5 dez 2017 (AFP) - "Levaram tudo", contou nesta terça-feira (5) o guarda de um abrigo em uma pequena ilha japonesa desabitada onde até as fechaduras das portas foram levadas por dez pescadores que se refugiram de uma tempestade na semana passada.

"Tudo que era de metal desapareceu, inclusive fechaduras e dobradiças", declarou ao canal japonês Fuji TV Shusaku Yoshida, segurança do local usado como abrigo por pescadores.

"Também levaram dois televisores, três geladeiras, uma máquina de lavar, um forno micro-ondas, dois aparelhos de som, um DVD player, uma serra elétrica, uma frigideira, uma moto e um gerador elétrico", acrescentou.

Outras autoridades japonesas também informaram sobre o desaparecimento de painéis solares, cobertores e até um pôster de um desenho animado.

As investigações sobre o roubo levaram a uma modesta embarcação de madeira nas proximidades da ilha de Matsumae Kojima, que fica a 20 km da grande ilha de Hokkaido (norte do Japão).

A imprensa japonesa indicou que alguns dos objetos roubados podem ter sido jogados ao mar por medo dos pescadores de serem interceptados pelas autoridades.

Nove suspeitos foram detidos para interrogatório. Um deles foi hospitalizado com dores de estômago.

Pyongyang faz seus pescadores se aventurarem no mar do Japão para tentar obter melhor pesca, e eles acabam expostos a vários riscos, devido às péssimas condições de suas embarcações.

As autoridades japonesas já encontraram vários barcos à deriva, ou encalhados, com pescadores sem vida a bordo.

mis-kh/etb/roc/pa.