Produtores na Argentina doam verduras em protesto

Buenos Aires, 27 dez 2017 (AFP) - Pequenos produtores agrícolas da Argentina realizaram nesta quarta-feira um protesto em frente ao Congresso para reclamar da situação econômica, entregando bolsas de verduras gratuitas a aposentados, cujas rendas serão afetadas pela reforma previdenciária aprovada recentemente.

"Estamos aqui entregando bolsas com verduras aos avós, porque há alguns dias foi votada uma lei neste Congresso que tira dinheiro das aposentadorias. Assim, de maneira solidária estamos ajudando para que eles consigam passar o final de ano", explicou à AFP Nahuel Lavalle, da União de Trabalhadores da Terra.

Lavalle também explicou que a iniciativa busca "denunciar também a falta de políticas públicas para os pequenos produtores e a retirada de retenções (imposto às exportações agrícolas) dos grandes produtores".

Dezenas de pessoas esperaram na fila a sua vez de levar uma sacola com alface, tomates e acelga, entre outras verduras, que entregavam os produtores em uma barraca instalada em frente ao Parlamento.

Na semana passada, em meio a muitos protestos, o Congresso argentino aprovou a polêmica reforma à lei das aposentadorias, afetando aproximadamente 17 milhões de pessoas, entre elas 4 milhões de beneficiários de ajuda social.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos