Bolsas

Câmbio

Detectado cisne infectado com gripe aviária na Suíça

Genebra, 28 dez 2017 (AFP) - Um caso de gripe aviária foi detectado no lago Bienne, no oeste da Suíça, perto da fronteira com a França, anunciaram nesta quinta-feira (28) autoridades federais.

"Um cisne foi encontrado doente antes do Natal às margens do lago de Bienne, perto de Cerlier. Análises de laboratório estabeleceram que a ave estava infectada pelo vírus da gripe aviária H5N6", informou o governo suíço em um comunicado.

Não foram detectados outros casos, razão pela qual não foram tomadas medidas preventivas. Este vírus também foi localizado na Holanda.

Trata-se de uma mutação do H5N8, que no ano passado atravessou toda a Europa. O H5N6 detectado na Europa não está vinculado ao que circula na Ásia com a mesma denominação e que pode ser transmitido ao ser humano, enquanto não foram registrados casos de contágio em pessoas com a cepa europeia.

Apesar de tudo, "continua a vigilância" na Suíça, segundo as autoridades, em particular entre as aves selvagens, as únicas que padeceram de H5N8.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos