IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nova mala autônoma desloca mala pesada para o dono

10/01/2018 21h38

Las Vegas, Estados Unidos, 10 Jan 2018 (AFP) - Os automóveis sem motorista podem demorar um pouco a chegar, mas as malas autônomas já existem.

Uma parte da tecnologia utilizada para os automóveis autônomos foi adaptada em produtos que foram divulgados no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, para ajudar os viajantes com o chato problema de lidar com a bagagem.

A "mala robô" da Travelmate, uma empresa emergente de viagens com sede na Califórnia, pode ser controlada com uma aplicação de smartphone para rodar ao lado de seu dono a uma velocidade de 11 quilômetros por hora.

"Na realidade este é um robô que te segue", disse Maximillian Kovtun, fundador e presidente da Travelmate.

A empresa design o dispositivo -que incorpora elementos de inteligência artificial- para avançar em uma área em torno do usuário, ou pode ser dirigida com a aplicação do smartphone da mesma maneira que o faz com o drone.

Com um preço de cerca de 1.100 dólares estará disponível para o mercado dos Estados Unidos em fevereiro, e depois na Europa e no Japão.

A ForwardX, uma empresa chinesa com a presença na Califórnia que concorre nesta oferta, está projetando o dispositivo que pode fazer reconhecimento facial, sem que seja necessária a aplicação do smartphone.

A mala da ForwardX também tem uma tecnologia de controle por gestos e pode ser imobilizada para protegê-la de roubo.

A empresa chinesa espera lançá-la ao mercado em meados de 2018 em um preço que estará abaixo dos 1.000 dólares.