IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ovelhas em Paris: a espetacular trasumância dos 'pastores urbanos'

14/06/2018 20h09

Aubervilliers, França, 14 Jun 2018 (AFP) - Ovelhas pastando ao pé de edifícios, em plena cidade, diante do olhar de surpresa de crianças: este espetáculo incomum ocorre uma vez por mês nos subúrbios de Paris por iniciativa dos "pastores urbanos".

Nesta quarta-feira, o rebanho perambulou pelas ruas e parques de Aubervilliers, uma localidade ao norte da capital francesa, oferecendo um espetáculo de ovelhas cruzando faixas de pedestres e atravessando postos de gasolina.

"É um passeio que se chama pastoreio a campo aberto, ou seja, comem e ao mesmo tempo é realmente uma vontade de pastorear, em vez de pastorear em um parque, pastoreiam passeando", explicou à AFP Julie-Lou Dubreuilh, cofundadora da cooperativa "pastores urbanos".

"Sempre fazemos isso de bom humor. Sentimos que relaxa as pessoas, que diminui o estresse da cidade", acrescentou Dubreuilh.

Mas fazer estes animais percorrerem as ruas não serve apenas para que caminhem ou para surpreender as crianças, encantadas de vê-los passear pela cidade, explica a pastora.

"Estamos localizados no parque de La Courneuve, de cerca de 400 hectares. Há muito para comer, mas quando você quer ter um gado criado sem antibióticos ou sem antiparasitas, você deve dar aos animais a possibilidade de se curar sozinhos", explicou.

Portanto, "com frequência necessita-se plantas que crescem nas beiras das estradas, em terrenos baldios, e isso se encontra na cidade".