IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aéreas American e United criticam política migratória dos EUA

20/06/2018 17h01

West New York, Estados Unidos, 20 Jun 2018 (AFP) - As companhias aéreas americanas American e United criticaram nesta quarta-feira (20) o governo de Donald Trump pela política de separação de famílias imigrantes que entraram clandestinamente no Estados Unidos.

"Na United, estamos preocupados pelas notícias da imprensa que afirmam que as linhas aéreas comerciais foram utilizadas para transportar crianças migrantes separadas de seus pais pela nova política de imigração. Sobre a base de investigações internas (...) não encontramos nenhuma evidência de que essas crianças tenham sido transportadas pela United", escreveu no Twitter Oscar Munoz, CEO da United.

"O objetivo de nossa empresa é conectar as pessoas e unir o mundo", portanto, essa política está "em profundo conflito com nossa missão e não queremos ter nada a ver com tudo isso", acrescentou.

A companhia American Airlines se posicionou da mesma forma.

"Não desejamos ser associados com a separação de famílias, ou pior, beneficiar-nos disso".

A companhia explicou que tem contratos públicos para transportar pessoas a pedido do governo, mas esses contratos não requerem que as autoridades divulguem a identidade das pessoas que viajam.

"Não sabemos se o governo federal utilizou (aviões da) American para transportar crianças separadas de seus pais no marco de sua recente política migratória, mas ficaríamos muito decepcionados em saber que foi este o caso", disse a empresa.

American e United asseguram que pediram ao governo americano que "se abstenha imediatamente" de usá-las para transportar crianças que foram separadas de seus pais.

lo/jum/gv/ja/cc/mvv

American Airlines

GENERAL MOTORS

CATERPILLAR

J.P. MORGAN CHASE & CO

UNITED CONTINENTAL HOLDINGS

BOEING

IBM

Twitter