IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo cai em Nova York e se recupera em Londres

12/07/2018 18h27

Nova York, 12 Jul 2018 (AFP) - Os preços petróleo subiram em Londres e caíram em Nova York nesta quinta-feira, afetados pela guerra comercial entre China e Estados Unidos, bem como pela reabertura de terminais petrolíferos na Líbia.

O barril de Brent do Mar do Norte para setembro fechou a 74,45 dólares no Intercontinental Exchange de Londres (ICE), uma alta de 1,05 dólar.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" (WTI) para agosto recuou 5 centavos, a 70,33 dólares.

No dia anterior, o Brent teve sua pior sessão em dois anos e meio, caindo 6,92%, enquanto o WTI tinha perdido 5,03%, sua maior queda em um ano.

"Essas vendas foram provocadas pelas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, bem como pela retomadas as exportações líbias", comentou Giovanni Staunovo, analista da UBS.

"China e Estados Unidos representam um terço da demanda mundial. Se suas economias se desacelerarem devido a uma guerra comercial, deveria ter um efeito sobre os preços do petróleo", disse Jasper Lawler, analista de London Capital Group.

Contudo, Staunovo acha que o movimento de vendas foi "completamente excessivo", enquanto as sanções dos Estados Unidos contra o Irã ameaçam desestabilizar o mercado global.

bur-alb/jld/iba/gv/yow/ll