IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Proposta de May é inviável, diz presidente do Conselho Europeu

20/09/2018 12h39

Salzburgo, Áustria, 20 Set 2018 (AFP) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, considerou nesta quinta-feira (20) inviável a proposta da primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre o marco da futura cooperação econômica entre a UE e o Reino Unido.

"O marco da cooperação econômica, da forma como está proposto, não funcionará. Acima de tudo, porque prejudicaria as liberdades internas [de livre-circulação]" da UE, afirmou Tusk, ao término de uma cúpula europeia em Salzburgo, na Áustria.

Na quarta à noite, Tusk pediu ao Reino Unido que "volte a trabalhar em suas propostas" para destravar as negociações sobre o Brexit, que já estão na reta final.

Em Salzburgo, o presidente francês, Emmanuel Macron, insistiu na importância para os europeus de permanecerem "unidos" e "coerentes", diante da proximidade do fim do prazo para as negociações sobre o Brexit.

"Haverá atrito", disse Macron, ao chegar à reunião dos 28.

"Sempre haverá momentos difíceis (...) mas devemos, no curto, médio e longo prazo, defender os interesses da UE", frisou Macron.

May acabou afirmando, nesta quinta, que apresentará novas propostas "em breve" sobre a livre-circulação pela fronteira da Irlanda do Norte com a UE, de modo a desbloquear o Brexit. Esse é um dos maiores entraves à negociação.

Em entrevista coletiva, após os dois dias de cúpula, May confirmou que seu governo trabalha em uma saída ordenada da UE.

zap/agr/cac/jz-me/mb/tt