IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Canadá e EUA negociam levantamento de tarifas sobre aço e alumínio

19/10/2018 17h21

Ottawa, 19 Out 2018 (AFP) - Canadá e Estados Unidos estão negociando o levantamento de tarifas sobre as importações de aço e alumínio que se impuseram reciprocamente e buscam chegar a um acordo antes da assinatura do novo Tratado de Livre-Comércio, apontaram nesta sexta-feira (19) fontes coincidentes.

Por impulso do presidente Donald Trump, Washington impõe desde 1º de junho uma taxa de 10% sobre as importações de alumínio e de 25% às de aço provenientes do Canadá, que replicou em julho com medidas equivalentes.

Após terem alcançado, em 30 de setembro, um novo TLC, rebatizado como Acordo Estados Unidos-México-Canadá, Ottawa e Washington pretendem agora solucionar o tema das tarifas.

"As discussões se concentram no acordo do Canadá a respeito das cotas de exportações destes metais para os Estados Unidos em troca do levantamento das tarifas pelo governo Trump", disse nesta sexta-feira o jornal canadense The Globe and Mail, citando cinco fontes de ambos países.

Questionado pela AFP a respeito disso, um alto funcionário canadense não desmentiu essas informações. "Estamos lutando por um acordo o quanto antes", destacou.