IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo espanhol 'El Corte Inglés' aliado com gigante chinês Alibaba

29/11/2018 19h34

Madri, 29 Nov 2018 (AFP) - A famosa cadeia espanhola de centros comerciais "El Corte Inglés" anunciou, nesta quinta-feira (29), uma associação com o gigante chinês da venda pela Internet Alibaba.

No âmbito deste acordo, "El Corte Inglés", cujas lojas estão presentes apenas em Espanha e Portugal, venderá seus produtos em todo o mundo por meio das plataformas do Alibaba, como Tmall e AliExpress.

O site de comércio on-line AliExpress, que pertence ao Alibaba Group, desenvolverá "espaços físicos" nos centros comerciais da "El Corte Inglés" com o objetivo de criar "novas e atrativas experiências de venda" e conquistar o mercado espanhol.

Os clientes do AliExpress também poderão receber seus produtos comprados na Internet nesses centros.

"El Corte Inglés" também contará com todas as "soluções tecnológicas concedidas pelo Alibaba Cloud", como a análise de dados para orientar "a tomada de decisões empresariais em tempo real" ou a inteligência artificial para personalizar a oferta das lojas da cadeia espanhola.

"Esperamos unir nossas forças para oferecer aos consumidores na China e ao redor do mundo os melhores produtos e experiências", afirmou Rodrigo Cipriani Foresio, diretor do Grupo Alibaba para Espanha, Portugal, Grécia e Itália.

Dimas Gimeno, ex-presidente da "El Corte Inglés", já aspirava a aproximar posições com o gigante chinês das vendas on-line, e pretendia que o grupo operasse na Bolsa.

Mas a sua estratégia não agradava parte da família proprietária da "El Corte Inglés", que o retirou do cargo em junho e o substituiu por Jesús Nuño de la Rosa, homem de confiança de Marta e Cristina Álvarez, filhas adotivas de Isidoro Álvarez, chefe histórico da grupo criado em 1940 em Madri.

Enfraquecido por uma dívida significativa, o grupo registrou no ano passado um faturamento de 15,9 bilhões de euros (+2,8% em um ano) e um lucro líquido consolidado de 202 milhões de euros de (+24,9% em um ano).

clw/mg/nas/bc/cb

Alibaba