IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ONU busca US$ 4 bi para socorrer Iêmen

11/12/2018 00h59

Nações Unidas, Estados Unidos, 11 dez 2018 (AFP) - A ONU anunciou nesta segunda-feira que busca 4 bilhões de dólares para proporcionar ajuda humanitária a cerca de 20 milhões de iemenitas em 2019; cerca de 70% da população deste país devastado pela guerra.

A cada ano, a ONU necessita de um bilhão de dólares a mais, declarou aos meios de comunicação o vice-secretário-geral para Assuntos Humanitários da ONU, Mark Lowcock.

Por iniciativa de Suécia, Suíça e ONU, uma conferência de contribuintes está programada para o dia 26 de fevereiro, em Genebra, acrescentou o funcionário da ONU.

"Não temos um fim das hostilidades" no terreno, mesmo que pareçam ter diminuído, declarou Mark Lowcock, que visitou o Iêmen recentemente e espera frutos das negociações de paz que ocorrem na Suécia sob o patrocínio das Nações Unidas.

O funcionário voltou a denunciar os obstáculos existentes para a entrega de ajuda humanitária e assinalou que além desta assistência, o Iêmen precisa de ajuda para recuperar sua economia, em queda livre.

A situação humanitária no Iêmen é considerada pela ONU como a pior do mundo.