IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação nos EUA se desacelera em novembro

21/12/2018 14h59

Washington, 21 dez 2018 (AFP) - A inflação dos Estados Unidos se desacelerou consideravelmente, a 0,1%, em novembro, apesar do aumento dos salários e do gasto dos consumidores, segundo o índice de referência publicado nesta sexta-feira (21) pelo Departamento de Comércio.

O Índice de Preços do Consumidor (PCE) teve alta acumulada em 12 meses de 1,8%, abaixo da meta de 2% do Fed, que na quarta-feira elevou sua taxa de juros.

A desaceleração em novembro se deveu principalmente a uma queda dos preços da energia, mas excluindo as categorias voláteis de combustíveis e alimentos, o índice se manteve em 1,9% em novembro, como no mesmo mês do ano anterior.

O índice teve um pico de 2,4% em julho, mas caiu a 2% em outubro, e continuou sua queda.

O Fed elevou a taxa de juros na quarta-feira pela quarta vez este ano, em uma tentativa de antecipar um aumento da inflação nos Estados Unidos, devido ao superaquecimento econômico, que ainda não ocorreu.

A renda individual cresceu 0,2% no mês passado, em comparação com outubro, devido a um aumento igual nos salários, segundo o relatório. A marca foi menor do que a prevista pelos analistas.

A despesa teve um aumento maior de 0,4% no mês, embora também abaixo do esperado.

Os desembolsos em novembro foram 2,8% superiores aos de novembro de 2017.

hs/ch/mls/lda/ll