IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Superávit comercial ds China com os EUA aumentou em 2018

14/01/2019 07h36

Pequim, 14 Jan 2019 (AFP) - O superávit comercial da China com os Estados Unidos cresceu no ano passado, segundo dados publicados nesta segunda-feira, enquanto as exportações e as importações caíram em dezembro, quando a segunda economia mundial começa a ser afetada pela guerra comercial.

O superávit comercial com os Estados Unidos é uma fonte de agitação na administração de Donald Trump, que no ano passado impôs tarifas no valor de bilhões de dólares sobre produtos chineses.

Apesar disso, as exportações da China para os Estados Unidos aumentaram 11,3%, enquanto as importações mal avançaram 0,7% em relação a 2017, de modo que o superávit comercial chegou a 323,32 bilhões de dólares em 2018, comparado com os 276 bilhões no ano anterior.

Isso representa um aumento do superávit comercial da China em relação aos Estados Unidos de 17,2%.

No entanto, mostra que as medidas da Casa Branca estão tendo um impacto, pois as exportações chinesas para os Estados Unidos estagnaram no mês passado.

Esses dados, publicados pela Administração Aduaneira da China, são divulgados depois que uma delegação dos Estados Unidos fez uma visita de três dias a Pequim na semana passada, no primeiro encontro presencial entre representantes dos dois países desde Donald Trump e Xi Jinping concordaram com uma trégua de 90 dias para resolver a crise em dezembro.

lld/rwm/lth/dan/sgf/pb

TOTAL