Economia argentina caiu 2,6% em 2018, segundo índice oficial
Buenos Aires, 27 Fev 2019 (AFP) - A economia argentina registrou em 2018 uma queda de 2,6%, informou nesta quarta-feira (27) o instituto de estatísticas Indec.
O Produto Interno Bruto (PIB) entrou em recessão em 2018 depois de ter registrado um crescimento de 2,8% em 2017. A crise cambial que atingiu a Argentina no ano passado, fez o peso sofrer uma desvalorização de 50% e buscar ajuda do Fundo Monetário Internacional.
Em dezembro, a estimativa mensal da atividade econômica caiu 7,0% em relação ao mesmo mês de 2017 e 0,7% em comparação com o mês de novembro, de acordo com o Indec.
O poder de compra dos argentinos entrou em colapso por causa da inflação de quase 50% no acumulado dos últimos 12 meses, o que resultou em uma queda no consumo em todos os setores.
O governo do presidente Mauricio Macri, de centro-direita, espera uma recuperação lenta antes das eleições presidenciais de 27 de outubro, quando ele concorrerá a um segundo mandato.
De acordo com a previsão do Fundo Monetário Internacional, a economia argentina vai contrair 1,6% em 2019.
ls/gm/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.